sábado, 26 de novembro de 2011

Cabocla Jandira e sua história de vida...

Uma cabocla-pajé!

A Cabocla Jandira que trabalha nesta casa, relatou-nos a seguinte história: Durante a invasão e conquista dos europeus sobre a América, ela trabalhava como curandeira em sua tribo: atendia os doentes, aconselhava os demais, preparava os curumins, fazia unguentos e poções com ervas medicinais, instruía e apaziguava a tribo. Todos eram encaminhados a ela, para tratamento e solução de seus problemas. Como estava muito velha, segundo ela, com mais de cem anos... decidiu passar o cargo a uma aprendiz. Essa aprendiz ignorou sua missão, cortando seus cabelos e enterrando-os na mata, junto a uma árvore, como forma de renegar sua ancestralidade. Sem tempo de preparar outra pessoa e prevendo uma invasão, a cabocla tentou salvar sua tribo migrando para o norte, mas foram surpreendidos pelos conquistadores e dizimados... A aprendiz sobreviveu, mas não cumpriu sua missão de curandeira, indo trabalhar junto aos brancos.
A cabocla sentiu-se responsável por todos os filhos dessa tribo e resolveu dedicar-se ao resgate deles no meio espiritual. Como "Cabocla Jandira" e socorrista espiritual, a índia-pajé Takumi, conseguiu localizar todos os antigos filhos e arrebanhá-los novamente no amor. Alguns também atuam como Caboclos na Linha de Jurema e outros estão encarnados, cumprindo missão como médiuns ou apenas vivendo uma vida normal.
A Cabocla Jandira atua na Linha das Águas, promovendo a cura e a limpeza da aura daqueles a quem atende, sempre com bons conselhos e boas lições. E esse aprendiz, que hoje vos escreve, trabalha na seara umbandista pretendendo resgatar sua dívida acumulada junto aos antepassados indígenas desta história que vos relatei.

25 comentários:

  1. ola meu nome e Marli eu adorei a historia pois eu nem sabia q existia essa cabocla eu sou uma media e trabalho com uma cabocla mas ela nunca deu o nome dela ha pouco tempo ela veio e disse eu me chamo cabocla Jandira to feliz por isso um forte abraço p todos

    ResponderExcluir
  2. Marli, agradecemos seu comentário! Que a Cabocla Jandira possa lhe dar muita fortaleza no cumprimento de sua missão...
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Salve a Nossa querida e amada Umbanda, seus valores e ensinamentos, de amar ao próximo e ser humilde, entre outros.Salve a todos os Caboclos, e a querida Cabocla Jandira,a qual trabalho com muito orgulho e fé, pois assim como ela, todos os guias que eu sirvo me ensinam muito e me dão muita força e equilíbrio para os trabalhos.. Sou muito feliz pela missão que Pai Oxalá me presentiou, e desejo de todo coração cumprí-la!!!!Salve, Salve a querida Umbandaaaa!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito o seu comentário! Que esse incentivo possa servir a outros Umbandistas. Valeu!

    ResponderExcluir
  5. olá o meu nome é rayanne.a cabocla jandira é a minha primeira cabocla ele vem dos bambuzais e eu me orgulho muito de tela em minha coroa

    ResponderExcluir
  6. Carla
    Boa Noite a todos sou medium iniciante e fico muito feliz por saber que a cabloca Jandira faz parte da minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rayanne, olá Carla...
    Que bom que a história dessa cabocla cheia de experiências lhes agradou.
    Ficamos felizes por saber que contribuímos um pouquinho.
    Continuem com o bom trabalho!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  8. boa tarde sou filha de DEUS espero que esta minha descoberta da umbanda seja obra do nosso pai senti a energia da cabocla JANDIRA EM MINHA VIDA sinto a luz de nosso pai OXALA na minha existencia amem respeito a UMBANDA de verdade.

    ResponderExcluir
  9. Que a Cabocla Jandira lhe conduza em sua missão mediúnica.
    Que Oxalá (Jesus) lhe abençoe sempre e que Zambi (Deus) lhe conceda uma boa jornada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. oi sou um medium em desenvolvimento ainda mais ja sei o nome das minhas entidades, e trabalho com a cabocla jandira mais e ela vem em forma de cobra sera que e a mesma ou nao ??

    ResponderExcluir
  11. Olá Tayna... Toda Cabocla Jandira trabalha na Linha das Águas, onde atuam Iemanjá e Oxum, mas também, Oxumaré. Oxumaré é a Grande Cobra d'Água, que comanda o Arco-íris e a transmutação. Provavelmente sua cabocla atua nessa linhagem e quando aparece "vestida" de cobra significa que irá "transmutar" as energias do ambiente. Procure ler e estudar mais sobre esse Orixá.
    Um grande abraço e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Jandira e gostaria de ter a proteção dessa cabocla

    ResponderExcluir
  13. Nunca estamos sós, sempre temos amparo e proteção, mesmo quando nos sentimos desamparados. Com certeza, você possui entidades que lhe acompanham, com valor e abnegação, mesmo com outros nomes.
    Abraços e boa caminhada!

    ResponderExcluir
  14. Ola há dois anos estou frequentando e por vezes o cabloco se manifesta em mim, fazendo a limpeza do aparelho. A mae do terreiro, disse que no ultimo trabalho nas águas, manifestaram-se duas cablocas, a IARA e a JUREMA e então me du um prazo pra escolher de qual das duas quero receber efetiva proteção. A principio sem estudar pensar em escolher a cabloca IARA, mas após um pouco de leitura, me identifiquei com a JUREMA por conta dos conselhos, caracteristica esta que é da mimha natureza / personalidade. O que devo buscar antes de fazer a escolha? É normal esse lance de ter que escolher entre uma ou outra cabloca? Estou precisando de ajuda e de orientação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Não se escolhe entidades para os trabalhos. Na verdade, nós somos escolhidos por elas. Se as duas lhe acompanham, as duas lhe protegem e podem revezar-se no trabalho. Claro, uma delas assumirá a frente como protetora e a outra será a trabalhadora. E não é você quem escolhe isso. Entre elas (as entidades) a escolha já existe quanto a isso. Até porque a Cabocla Jurema trabalha para Iansã e a Cabocla Iara para Oxum. Ou seja, você tem duas Linhas distintas de atuação: das Águas e dos Ventos - limpeza e fortaleza. Veja em qual Linha seu Caboclo atua e você saberá quem comanda seu camatulê. Abraços e siga em paz. Se precisar de maiores informações nos contacte por e-mail (umbandaempaz@gmail.com).

    ResponderExcluir
  16. Olá, sou uma iniciante curiosa e leiga nesta forma de espiritualidade. Em fevereiro deste ano( homenagem a Iemanjá) tive uma experiência numa corrente. Cabocla Jandira foi que se ocupou de mim, e meus amigos, já frequentadores da Terreira e Religião, me ensinaram a dizer que "foi aberta" pela Jandira do Fogo. Qual a distinção destes elementos naturais. Se ela é Cabocla das águas, porque a caracterização de Fogo? Há alguma literatura impressa onde eu possa conhecer mais desta Cabocla? Ou ainda, sites responsáveis e de boa instrução que possam me indicar?
    Agradeço desde já e elogio a seriedade do blog, e tamanha didática em nos expor as explicações que nós, leigos, precisamos.
    Um forte axé!

    ResponderExcluir
  17. Olá... Agradecemos o carinho e o elogio.
    A Cabocla Jandira comanda a Linha de Iemanjá e, em momento algum, utiliza o fogo. Mas, você deve ter Iemanjá à sua direita e Yansã à sua esquerda. Então, o que os médiuns viram foi um "cruzamento": a Cabocla Jandira cruzada com a Cabocla do Fogo. Muitas vezes, nossas entidades fazem isso, a fim de se disfarçarem e de se fortalecerem, numa incorporação. Para você, o melhor ponto cantado é: "Eram duas ventarolas, duas ventarolas, que rolavam pelo mar... Uma era Yansã - E Parrei! E a outra era Iemanjá - Odoiá!"
    Em nosso blog há a história da Cabocla do Fogo publicada: http://umbandaempaz.blogspot.com.br/2012/07/cabocla-do-fogo.html
    Se você precisar de maiores informações, entre em contato por e-mail: umbandaempaz@gmail.com
    Abraços na paz de Oxalá!

    ResponderExcluir
  18. Adriana gonçalves7 de julho de 2013 17:00

    Amo essa cabocla pois comecei a me desenvolver com ela! pena q por motivos particulares tive que me afastar da umbanda mas quando posso sempre visito meus irmãos de corrente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, a Cabocla Jandira é, antes de mais nada, uma Cabocla de Cura... Se Ela permitiu seu afastamento foi lhe dar tempo de resolver seus problemas e poder se fortalecer. Isso não significa que Ela não está com você, pois mesmo a distância, Ela continua te protegendo!
      Que Oxalá te conduza...

      Excluir
  19. Olá, adorei saber a história da CABOCLA JANDIRA ,quando nasci fui batizada pela minha madrinha da terra como afilhada da cabocla Jandira como madrinha espiritual e sempre que tenho um problema lembro-me da minha madrinha e peço que me aconselhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, que a Cabocla Jandira sempre lhe proteja e lhe acompanhe...
      Abraços e muito Axé!

      Excluir
  20. Olá! Me emocionei ao ler este texto, pois há muito tempo procurava por informações sobre a índia Jandira. Há muitos anos, quando não tinha nenhum contato com o espiritismo (hoje sou kardecista) sonhei com uma vela acesa e uma voz me dizendo "não se preocupe, a índia Jandira vai te proteger". Senti uma profunda paz no sonho. Na época, procurei saber e me disseram que ela era uma cabocla da Umbanda, sem mais detalhes. O interessante é que sempre penso que eu poderia ter sido índio em outra, ou outras vidas, por vários motivos. Obrigada por publicar o texto, senão eu nunca saberia sobre essa lenda. Abçs!
    Luciana de Fátima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos por compartilhar sua história conosco. Não importa nossa crença, os trabalhadores espirituais sempre estão presentes quando se faz necessário. Você, provavelmente, possui o Dom da Cura e, por isso, ela lhe acompanha...
      Abraços e paz em sua jornada!

      Excluir
  21. eu so de cabocla jandira tenho orgulho de bate nopeito e diser minha cabocla

    ResponderExcluir
  22. minha cabocla jandira com tigo agora agora ate o fim

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações de página