sábado, 28 de janeiro de 2012

Vovó Cambinda...

"Cambinda mamãe ê, Cambinda mamãe á!
Segura essa filha que eu quero ver...
Filha de Umbanda não tem querer!"

Vovó Cambinda é uma Preta-velha que pode ser de todos os lugares! Ela pode ser: de Aruanda, de Angola, de Nagô, da Guiné, das Almas, do Congo, do Queto (Ketu), do Cruzeiro, etc. Esta é Vó Cambinda de todas as Nações!
Ela é uma Entidade que conversa bastante, com voz calma e mansa, que caminha bem arcada e lentamente, e que se apresenta com trajes humildes... Como enxerga muito pouco, isso obriga o médium a piscar várias vezes durante a consulta. 
Ela ri muito, faz seu fumego e gosta de contar "causos" do tempo da escravidão... Pois, conhece muita coisa da vida. Ela é uma "Vó" que gosta de puxar a orelha de seus filhos e que dá bronca como toda boa velha Iyabá.
Ela também é especialista em solucionar problemas de ordem pessoal, com conselhos que caem como uma luva em seus filhos! Ela é uma Entidade que não deixou de ser "babá" dos sinhozinhos e da molecada da Senzala.
Vovó Cambinda trabalha em diversas falanges, com diferentes denominações. Cada uma possui suas particularidades e suas histórias mas, todas elas, possuem em comum, os trejeitos e as manias que definiram muito bem seu aspecto e sua apresentação nas Tendas de Umbanda.
As Pretas-velhas "Vovó Cambinda" representam esse apanhado de negras que trabalharam nas Casas de Engenho cuidando da gurizada (molecada) e da comida que era servida aos patrões e aos escravos.
Elas são Entidades sábias, recatadas, zelosas, amorosas, pacienciosas e abnegadas... Sem mágoas em seu coração, elas sempre aconselham o amor ao próximo.
Quem possui em sua Tenda uma "Vó Cambinda" zele dela com muito amor e respeito, porque ela trabalha com dedicação... Mas, sabe ser exigente com seus filhos.
Como ela mesma diz: "Ela é nega de uma palavra só e quando diz que não quer mais e não faz, nega véia não faz!"