sábado, 8 de setembro de 2012

Mariazinha

A Cosminha mais manhosa e mais travessa da Umbanda!


Zélio de Morais sempre afirmou que os 3 pilares da Umbanda são: os Caboclos, os Pretos-velhos e os Erês. Os Caboclos e os Pretos-velhos tornaram-se conhecidos, amados e repeitados por todo umbandista. Mas os Ibejis, conseguiram conquistar a simpatia, até mesmo daqueles que se assustam com os espíritos!
Os Erês cativam e envolvem a todos com sua energia contagiante. Os Ibejis (Erês) atuam na vibração do Amor Incondicional, transmitindo a pureza, a inocência e a delicadeza das Crianças.
Eles representam o Amor Cósmico Divino agindo durante os atendimentos. Sua saudação é: "Omi Ibejada! Ibejeró!" Ou ainda: "Salve todos os Cosminhos!" Também é aceita a saudação: "É de dois-dois? Ou é de Doum?" - em referência a Cosme, Damião e Doum.
Durante o atendimento, os Pequeninos "sentem o que a pessoa sente"... Por isso, para transformar (e transmutar) todo e qualquer sentimento, eles envolvem a pessoa com suas alegrias e estrepolias.
Assim como as demais Entidades, cada "Cosminho" ou "Cosminha" traz sua história para dentro do Terreiro. Ao se apresentar pela primeira vez, é normal que eles queiram compartilhar a sua história de vida.
Hoje contaremos a história de uma Mariazinha...
Essa Mariazinha em especial, nasceu em Pernambuco, em 1892. Ela desencarnou em 1900, antes de completar 8 anos. Seus pais eram pescadores e moravam na praia. Ela era uma menina alegre que adorava brincar no mar e na areia.
Sua morte nunca foi desvendada... Pois, seu corpo foi encontrado inerte na praia. Mas, ela contou depois o que aconteceu: um homem mal a maltratou. Ela disse que não guarda mágoas, nem nada e que já o perdoou...
Essa Mariazinha, assim como todas as Mariazinhas, gosta de trabalhar ajudando as pessoas a enfrentar as tristezas. Mas, também adora acompanhar as mamães com seus filhinhos.
Toda Mariazinha quando incorpora pela primeira vez, faz dengo, chora e fala com voz manhosa. Por conta dessas características, elas se tornaram as menininhas mais conhecidas das Festas! Em geral, elas adoram usar laços de fita, brincar com bonecas e ganhar enfeites diversos... Assim como todas as menininhas!
A Mariazinha dessa história, gosta de qualquer tipo de doce. Porém, o que ela adora mesmo, é um copo com leite e um bom pedaço de bolo! E claro: o guaraná - que ela chama de "água doce gasosa"!
As Mariazinhas, em geral, podem trabalhar na Praia, na Cachoeira, no Mangue, na Pedreira, ou em qualquer ambiente que tenha Água! Porque tudo depende da Linha em que ela está atuando...
Enfim, as Mariazinhas representam a bênção e a misericórdia de Maria Menina. O dia 8 de setembro é considerado a data em que Maria nasceu... Por isso, nesse dia celebram-se todas as Mariazinhas!