sábado, 28 de dezembro de 2013

Pequeninos Santos Mártires

UMBANDA EM PAZ...: Pequeninos Santos Mártires

O dia 28 de dezembro é dedicado às Crianças que foram Sacrificadas, logo após a visita dos Três Reis Magos, em Belém...
Quando Herodes descobriu que o Povo Judeu esperava o nascimento de um novo Rei, determinou que se executassem todas as crianças menores de dois anos, em todo o Reino.
Essa determinação, se deve ao fato de que Herodes, não tinha a menor ideia da idade verdadeira da criança!
Por isso, o que se viu em seguida, é impossível de descrever...
Foi um massacre de muitos inocentes! E também foram dias de muita dor e muito sofrimento para todas as famílias!
Apesar da "Alma" dessas Crianças ter assumido essa missão de amor junto ao Criador, é difícil imaginar a dor sofrida por seus pais, parentes e amigos.
Elas foram Santificadas com todo o merecimento, porque cumpriram abnegadamente sua missão de  vida.
Essas crianças representam o amor pela Humanidade, porque permitiram à Jesus que Ele pudesse cumprir a sua própria missão de vida.
Cada um de nós traz uma missão para cumprir, no decorrer de nossa existência terrena, e também somos auxiliado no decorrer da jornada...
Muitos se doam e auxiliam no anonimato, assim como os Pequeninos Santos Mártires, para que outros possam se dedicar ao seu propósito de vida.
E isso ocorre todos os dias em todos os locais do Planeta!
Muitas pessoas nem percebem, quantos Espíritos abnegados reencarnam e desencarnam todos os dias...
Quantas crianças doam a sua vida para que outros possam viver!?

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

São Lázaro...

O fiel amigo de Jesus.

No dia 17 de dezembro comemoramos o dia de São Lázaro, o Santo protetor contra a fome, a doença e a morte. Lázaro teve o privilégio de ser amigo pessoal de Jesus e de ser por ELE ressuscitado; por isso, esse santo foi considerado o Dono dos Mortos. Segundo a Bíblia, Marta e Maria, irmãs de Lázaro, cuidaram dele quando este adoeceu e tentaram avisar Jesus enviando uma mensagem: "Aquele que você ama, adoeceu gravemente!"
Quando Jesus conseguiu chegar à casa de Lázaro, já haviam se passado quatro dias de seu falecimento. E as irmãs O encontram soluçando e implorando: "Se estivesses aqui, Senhor, poderia tê-lo salvo, pois ele chamava seu nome..." E Jesus responde: "Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em Mim, será salvo!" Nesse momento Jesus vai até a tumba de Lázaro e ordena: "Saia Lázaro e retorne à vida!" E como todos sabem, Lázaro reviveu...
Antigamente, a Umbanda não fazia distinção entre Omulu e Obaluaiê; pois, segundo a Apostíla de Umbanda do Grande ABC Paulista, São Lázaro ou São Roque podiam sincretizar com Omulu ou Obaluaiê, por serem considerados a mesma "energia e vibração".
Essa energia é aquela que atua na passagem da vida para a morte; nos funerais; nas doenças incuráveis; na miséria e no desassossego. Por isso, no sincretismo, as cores que representam a Linha das Almas costumam ser o branco (vida e paz) e o preto (morte e doença). A saudação é: Atotô Omulu! Atotô Obaluaiê!
Que São Lázaro possa conceder a cada um: a parcimônia, para aguentar as dores da vida e, a tranquilidade, para enfrentar qualquer adversidade. Atotô!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Os Caboclos de Oxalá e os Caboclos Mistos.

Susan Seddon Boulet | Shaman, Art, Animal totemsImagem relacionada

Essa postagem cita um trecho do texto extraído da Apostíla de Umbanda, da Federação do Grande ABC Paulista. O texto explica que, todo Caboclo que atua na vibração de Oxalá, atua também em todas as outras Linhas... Simplesmente, porque a Linha de Oxalá abrange todas as demais Linhas. Ou seja, todas as Sete Linhas da Umbanda pertencem ao Pai Oxalá, por isso ele é o Pai Maior!

O Orixá maior da Umbanda é OXALÁ. O respeito profundo e a forma superlativa do nome OXALÁ já ressaltam em si mesmo ser mais que Orixá, pois é o Supremo, o Chefe para o qual convergem todas as Linhas, assim perfeitamente identificado na invocação com Jesus Cristo.
Nas contas brancas dedicadas a Oxalá, se sobressai o sentido de Pureza, sem mácula... Nessa cor está a síntese de todas as cores irmanadas, ressaltando nesse simbolismo convergente a Força Máxima da Umbanda. Oxalá constitui a Linha Suprema ou Linha Mestra, onde se abrigam todas as Linhas e todas as Falanges.
No comando da Linha de Oxalá, o Caboclo Urubatão da Guia assume a Chefia; mas, temos outros Caboclos conhecidos que atuam na Linha Branca de Oxalá: Caboclo Tupã, Caboclo Estrela Guia, Caboclo Seta Branca de Aruanda, Caboclo Luz da Manhã, Caboclo Sol Nascente, Caboclo Luz Dourada, Caboclo da Chama Trina, Caboclo do Sagrado Coração, Caboclo da Cruz Sagrada, Caboclo do Sol e da Lua, Caboclo Pemba Branca, Caboclo Luz Branca, entre outros.
Temos também Caboclos que atuam em várias Linhas e podem ser chamados de Caboclos de Linhas Mistas, pois podem atuar em qualquer vibração, como os Caboclos: Tupinambá, Ubirajara, Guarani, Guaraci, Tupy, Aimoré, Seta Branca, Apoema, Ubiratã, Ubiracy, entre outros.
Na Linha de Oxalá a atuação de determinados Caboclos é mais sutil, pois representa o Amor Incondicional. Assim, esses Caboclos sempre se apresentam pacificamente e comedidamente. O primeiro Caboclo a se apresentar na Linha de Oxalá foi o precursor da Umbanda Sagrada: o Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Na verdade, todas as Entidades trabalham para Oxalá, mas existem aquelas que atuam na vibração pura de Oxalá. Eles são responsáveis por manusear a energia da Purificação e da Pacificação. São eles que agem nos Comandos Superiores do Planeta, para impedir as guerras, procurando manter a Paz e a Ordem na Humanidade.

551 Best Artist -Susan Seddon Boulet images | Artist, Visionary ...Resultado de imagem para susan seddon boulet shaman

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Linha de Yansã e a força de Oyá!

Santa Bárbara de Nicomédia e Santa Catarina de Alexandria.


No início a Umbanda Sagrada cultuava Yansã (Iansã) em uma Linha própria... Depois, Yansã passou a ser cultuada junto à Linha das Águas, com as outras Mães d'Água. Yansã e Oyá se confundem, assim como a História de Santa Bárbara e Santa Catarina de Alexandria...
A história dessas duas mártires confunde-se no tempo e na época, pois as duas viveram no século IV e em regiões próximas. Catarina de Alexandria, nasceu no ano de 287 no Egito, era filha do Rei Costus. Aos dezoito anos recusou o trono de imperatriz, oferecido pelo Imperador Maximino e declarou-se Cristã. Ela começou a influenciar o povo e tornou-se uma líder venerada e aclamada por sua beleza. Maximino ordenou aos sábios que convencessem a moça de seu erro, mas ela acabou por convertê-los também. Então, todos que a defenderam, foram condenados à morte.
Ela foi torturada em uma roda de engrenagens cortantes até o martírio. Cada vez que a amarravam junto a roda ou que lhe prendiam o corpo nas engrenagens, a roda quebrava-se. O imperador resolveu torturá-la pessoalmente, fora dos muros da cidade e depois mandou decapitá-la. Ela morreu, mas Anjos desceram e levaram seu corpo ao Monte Sinai. Era o dia 25 de novembro de 305. A partir dessa época muitos milagres começaram a ocorrer e três séculos depois Justiniano, imperador de Bizâncio ordenou a construção do Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai. Seu túmulo, porém foi localizado apenas no século VIII. Ela é padroeira dos estudantes, filósofos e trabalhadores de moinho. Santa Catarina de Alexandria integra a relação dos quatorze santos auxiliares da propagação da Cristandade.
Santa Bárbara nasceu em 280 e faleceu em 317, na Nicomédia (Bitínia), hoje é a atual Turquia. Ela pertencia a uma família nobre que seguia os valores pagãos, mas aprendeu a amar o Cristianismo e passou a praticá-lo com devoção. Seu pai ficou insatisfeito com isso, pois seus costumes contrariavam o Imperador. Então passou a agredi-la constantemente para convencê-la a aceitar suas origens, mas ela sempre fugia e refugiava-se em uma gruta. Ele sempre a encontrava, mas, cansado de perseguí-la, resolveu entregá-la ao Governador Romano, para que agisse conforme a Lei...
Marciano vendo sua beleza tentou persuadí-la a aceitá-lo como cônjuge. Mas, ela negou-se e isso o deixou irado, fazendo com ela que fosse agredida diariamente e constantemente. Santa Bárbara rezava muito e era confortada por um anjo, então estava sempre em paz e tranquila. Uma jovem cristã de 24 anos, sabendo de seu martírio ofereceu-se em seu lugar; era Emiliana. Mas, nada conseguiu e foi morta no mesmo dia que ela. Conta-se que o próprio pai de Bárbara cumpriu a sentença de degolá-la com a espada, mas um raio o atingiu logo após e ele caiu morto por terra. Assim, ela tornou-se protetora contra raios, trovões e tempestades e passou a ser aclamada por todo o povo como mártir; sendo festejada em 4 de dezembro.

Para as Nações do Candomblé, Yansã e Oyá representam o mesmo Orixá (Vodun ou Inquice), com qualidades distintas, com características próprias e assentamentos bastante singulares. O sincretismo com Santa Bárbara ou Santa Catarina de Alexandria deve-se às similaridades que as duas possuem...

Resultado de imagem para orixa oyadivinemoon: Oya has a special power over egguns for being the ...